Capitulo 100 – Sao Paulo

julho 13th, 2013

Chego hoje ao capitulo 100 do meu diário.

Como é um numero especial e redondo, havia pensado em dedica-lo à minha filha e ao meu neto, que estão aqui ao meu lado, falando do prazer, da alegria e da realização que é tê-los por perto. Contar como é bom poder acompanhar o crescimento desse bebe que me transmite uma sensação  de continuidade e quase imortalidade. Além do que ele é lindo e a Fe uma mãe delicada, tranquila, apaixonada por seu bebe e de bem com a vida. Tem coisa melhor?

Mas não consigo desenvolver esse discurso pessoal  de felicidade lendo o que se escreve na facebook e nos sites brasileiros, onde me informo sobre o cotidiano tupiniquim, a respeito dos protestos que começaram em São Paulo se espalham em outras cidades como faísca em palha seca.

Não tenho condições de entender plenamente o que esta acontecendo porque não estando presente ai para poder viver pessoalmente este episodio e compreender seus razoes  e tendo  sempre muito cuidado com o que leio na grande mídia brasileira, cuja  analise é  extremamente parcial , incapaz de disfarçar intensões golpistas, fico em busca de analises mais equilibradas em sites e blogs de gente mais competente para avaliar este momento.

Havia pensado em fazer um Diário ao contrario, pedir para que cada um de vocês, leitores queridos, me enviassem, em resposta, suas analises pessoais deste momento. A proposta esta de pé e aguardo seus e-mails com o ponto de vista de cada um.

Enquanto isso vou buscar na mídia italiana o que se fala sobre os protestos paulistas. O resultado da busca é desanimador. Todos os sites falam da Turquia e das eleições no Iran. Procuro o Brasil em site de jornais da esquerda, da direita e do centro, e o resultado é só um: Copa das confederações. Tem um que fala sobre protestos em Brasília contra o governo e contra a realização da Copa.

E procurando, procurando,  encontrei um site chamado “Formiche” que arrisca uma analise. Começa o texto relembrando a violência no filme Tropa de Elite, compara o estopim em São Paulo com o de Istambul, fala sobre uma “primavera carioca” contra os custos da Copa da Mundo no momento em que o pais entra em uma aguda crise econômica, com a queda da Bolsa, aumento da inflação e desvalorização  do Real frente ao dólar. Ai cita o que o prefeito de São Paulo, um certo Mauricio Lopes, pediu  dialogo entre a policia e os manifestantes . Resume também a entrevista de Fred Lucio (quem?)  à TV Globo, que explica essa manifestação como um descontentamento da população contra não só o transporte publico mas também  as péssimas condições da saúde publica,  da educação e tantos casos de corrupção, reflexo de uma sociedade que quer ser Primeiro Mundo.  Queria conhecer a fonte deste site.

Continuei a busca e achei outro site, chamado Post, com um texto um pouco melhor, que explica a violenta repressão das forças publicas de segurança, disparando balas de borracha e gás contra os manifestantes, e comenta que protestos contra as condições do transporte publico tem uma longa historia no Brasil (!??!!), vem desde 1879, com a Revolta do Vintém no Rio de Janeiro, que a estas alturas virou um evento importantíssimo e nacionalmente comemorado.

Volto ao Facebook para descobrir uma nova pagina, chamando a comunidade brasileira em Torino para se unir em um ato na semana que vem, concomitante a atos em varias cidades da Europa e Estados Unidos em solidariedade aos protestos no Brasil. Leio as mensagens postadas e me da um certo desconforto . São chamamento para novas paginas, novos eventos virtuais e novas manifestações mas não se explica porque se manifestam. Parece um concurso de quem inventa uma nova lista ou confirma mais gente nos eventos.  Repetem que querem ser ouvidos mas penso no que diz o Andrea, que as pessoas vão ao Facebook para falar mas não para ouvir.

Bom, volto a minha primeira observação, difícil para quem esta fora entender o que esta acontecendo ai mas, de qualquer forma, tenho a impressão de que quem esta preocupada com o que acontece no Brasil é apenas a comunidade brasileira no exterior porque, pelo menos aqui na Italia, não teve absolutamente nenhuma repercussão nos Telejornais ou nos noticiários. Perguntei para minha sogra, que passou o dia com a TV ligada, se ela sabia de algo e ela não escutou niente ….

A Turquia, que esta aqui ao lado, é geo-politicamente mais importante nesse momento e ocupa todo o noticiário internacional, por isso só me resta fechar este capitulo com as sabias palavras do meu neto:  AGÚ !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

* Copy this password:

* Type or paste password here:

728 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>