Capitulo 90 – Pobre Italia

março 24th, 2013

Hoje decidi parar um pouco o que estava fazendo para escrever este capitulo.

Faz mais de 2 semanas que voltei para Torino e não tinha conseguido ainda mandar noticias da Itália, que consegue sempre me surpreender. Mas quero enviar esta mensagem hoje porque este final de semana será histórico aqui na península.

Quando fui embora, no inicio de Dezembro, a situação era crítica do ponto de vista econômico, político, social e moral. Mas agora que voltei, pasmem todos, a coisa piorou ainda mais. É mesmo como diz o ditado: ta ruim? mas pode ficar pior.

Encontro a Itália as vésperas das eleições para Congresso, um momento fundamental na vida política deste país neste momento e pelos próximos anos. Mas quem são os candidatos?

O atual primeiro ministro, Mario Monti, é um técnico que foi instalado no cargo pelo presidente da Republica há pouco mais de um ano, sem que tivesse havido um processo eleitoral e havia dito, com todas as letras, que não seria candidato nas próximas eleições. Mas não é que dou de cara com a sua propaganda eleitoral? É sim candidato e entre outras coisas, promete extinguir o IPTU sobre a primeira casa, imposto que foi ele que acabou de criar!!! Prometeu reduzir todos os outros impostos que ele acabou de aumentar e tem a cara de pau de repetir isso nas inúmeras entrevistas e debates que participa. Justamente ele que quando substituiu Berlusconi meses atrás deu a impressão de que finalmente o país estava em mãos sérias e fidedignas. Se agora esta propondo extinguir este imposto, por que o criou??

São uns cinco candidatos ao cargo de Premier com suas listas de nomes para o Congresso, mas entre todos, causando o maior furor, esta ele, fênix renascido, Silvio Berlusconi !!!  É impressionante mas esta ai e subindo nas pesquisas de opinião publica! Depois de tudo que fez, de todos os processos que rolam contra ele, de toda a lama produzida pelos 20 anos de berlusconismo que não pára de vir a tona, ele já esta em segundo lugar nas preferências. E sabem o que promete como primeiro ato de governo? Devolver em cash o dinheiro que os italianos pagaram de IPTU pela primeira casa no ano passado. Vai tirar essa grana de onde? Rir ou chorar??

Para piorar o clima de desconfiança e descrédito, o papa resolve renunciar, bem agora, as vésperas das eleições. E vem do Vaticano uma serie de especulações e denuncias sobre a podridão que existe nos porões da Igreja. Pobre Itália, um país que precisa de ajuda psicológica urgente!!!

E eu vou fazendo a minha parte no meu piccolo universo italiano, que é a família Simonetti. O Andrea estava se sentindo claustrofóbico neste apto e decidimos mudar. Com ajuda da nonna ( minha queridíssima sogra Antonietta) encontramos um outro apto, maior, pelo mesmo valor de aluguel e no mesmo bairro, condição sine qua non porque devemos ficar perto das meninas. Este bairro é muito interessante, se chama San Salvario e estende a partir da estação de trem de Porta Nuova. Assim como o Bom Retiro, em São Paulo, o fato de ter próximo uma estação de trem confere um caráter especial ao bairro: os moradores são, na grande maioria, imigrantes.

Em Torino se encontram imigrantes de varias origens, especialmente do Norte da África e do Leste europeu, e San Salvario é um reflexo bastante fiel deste quadro. Assim, saindo da Via San Pio V para o Corso Marconi estamos deixando a Transilvânia, zona de concentração romena, e mudando para a Medina, onde existe uma forte concentração de norte africanos islâmicos. Nas ruas deste lado tem mais Kebab do que trattorias e se ouve mais o árabe do que o italiano.

Mas para entender esse pais não basta só falar a língua porque algumas coisas são ininteligíveis. Por exemplo, e para voltar ao tema central desde capitulo, o sistema eleitoral. Amanhã e segunda feira acontecem as eleições mas ninguém conseguiu me explicar exatamente como funcionam. Isso porque neste regime parlamentar italiano não se vota em pessoas especificas para cargos específicos. Se vota em uma das listas de nomes de pessoas de um partido. Ainda não entendi bem como são estas listas … Somados os votos recebidos de cada lista, as pessoas listadas entram no congresso e acho que escolhem o primeiro ministro, e depois não sei bem quando nem por quem, se escolhe o presidente da Republica. Mas parece que paralela a eleição nacional para o congresso esta acontecendo também eleições regionais em algumas cidades …. uma confusão!!! Ninguém tem muita certeza e vou ter que esperar ate terça feira para tentar entender melhor.

Mando noticias frescas!

Beijosss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

* Copy this password:

* Type or paste password here:

733 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>