Capitulo 59 – To chegando …

dezembro 11th, 2011

24 horas para começar a minha volta para São Paulo. Meu ultimo domingo de 2011 na Itália, com frio, com crise e com a tentativa de terminar este capitulo do meu diário, que nasce a fórceps porque tenho andado muito envolvida em vários projetos aqui e não havia conseguido me concentrar para terminar um texto que comecei semanas atrás.

Então, finalmente a Itália tem um governo sério e respeitado. Mario Monti é o primeiro ministro e é também a antítese de Berlusconi. Primeiro que é alto, tem cabelos (e não aquela marca marrom na cabeça igual a cabeleira pintado em bonecos  de plástico) e são brancos. Ele é monocórdio e inexpressivo do ponto de vista midiático e esta sendo festejado exatamente por isso. Montou um ministério muito diferente do anterior, colocando um medico na Saúde, um engenheiro em Obras Publicas e Infraestrutura, uma professora especialista em Previdência Social na Previdência Social, um economista na Economia (ele próprio), na Justiça um juiz e assim por diante, uma monotonia …..nenhum escândalo, nenhum mafioso, nenhuma menor se prostituindo …. agora parece até a Europa … na verdade agora é Europa!!!

Monti já participa, junto a Sarkozi e Merkel, das reuniões mais importantes para decidir o futuro da Europa. Mas bem agora que a Itália volta a fazer parte do núcleo central da Europa, o continente entra quebrando, derretendo, se desfazendo. O clima aqui é mesmo de fim dos tempos, que tinha razão a profecia maia, mas que talvez não se chegue nem mesmo a dezembro de 2012 …. uma histeria.

A razão desta histeria coletiva se chama : APOSENTADORIA

O Pacote Econômico que este novo ministério propôs prevê, entre outras medidas impopulares, um aumento em 2 anos no tempo de contribuição para a aposentadoria e na mudança da regra, de que para calcular o valor da aposentadoria  deixa de ser considerado apenas o valor dos últimos 2 anos de contribuição e passa a contar a importância  total depositada durante a vida. Tem gente se matando por causa disso …. leio as informações e começo a compreender  um pouco melhor a mentalidade do italiano, que vinha organizando a sua vida e seu percurso pessoal,  pensando na aposentadoria que o Estado lhe garantia. É o fim de um modo de vida. Eles estão desesperados!!!

Alem disso tem a incerteza se o Euro sobreviverá, quão profunda será a recessão, se a Alemanha fará o papel de irmã mais velha que determina o que os menores podem ou não fazer, o que acontecerá com a saída da Inglaterra da União Européia e quantas novas taxas serão incluídas no orçamento familiar, enfim, me parece que esta  geração tem pouca experiência em crises econômicas, em pobreza, em negociações com poderes multinacionais e se sente pressionada contra o muro.

E alem de tudo, tem o inverno, o frio e …. e a neve???

Nada de neve até agora… as estações de esqui aqui no Piemonte estão prontinhas para a “semana Branca” de final de ano, a espera dos turistas franceses e russos, mas ate agora nada de nevar, será um grande prejuízo ….

Acho que 2011 será um ano para esquecer …

Terça feira estou por ai !!!

beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

* Copy this password:

* Type or paste password here:

733 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>