Capitulo 58 – Bye Bye Berlusconi!!!

novembro 13th, 2011

Faz um mês que a Itália vive um verdadeiro inferno (astral??).

Teve a enchente na Toscana e Liguria no final de Outubro. Cinque Terre virou Quatro Terre com a destruição impressionante de uma região maravilhosa. No mesmo final de semana, num acidente trágico no GP de moto da Malásia, morre Marco Simoncelli, um dos ídolos e promessa do esporte italiano, com apenas 24 anos. A comoção nacional me lembrou um pouco a perda de Ayrton Senna.

Tudo isso durante uma semana de muito protesto porque a poderosa Standard and Poors havia reduzido a nota de Bancos italianos.

A chuva voltou a castigar a Liguria e a cidade de Genova sofreu duas inundações em 3 dias, causando mortes e muita destruição. Sabemos que a recuperação será muito lenta, afinal isso aqui não é o Japão e a cidade de Áquila, que foi destruída por um terremoto em 2009, ainda esta destruída …

Enquanto isso o Deus Mercado continuou jogando seus raios e maldiçoes na Península e num prazo de semanas abriu um spread entre o Bond alemão e os títulos da divida italiana em mais de 575 pontos. Recado para quem não entende de economia (como eu): não precisa se preocupar, basta  saber que 575 pontos significa o caos, um nível jamais atingido antes.  A dupla “Merckozy” entendeu que a brincadeira tinha que parar ai e decidiu asfixiar o tio Berlusconi porque se a Itália, 3° economia da Europa, fosse para o saco, levava junto os  outros dois. Ai começou o jogo diplomático que nunca saberemos exatamente como foi jogado, mas dá para intuir. Bom, no caso a vitima ajudou: Berlusconi declara, durante a reunião do G20, que não existe crise econômica na Itália porque os vôos estão lotados, os restaurantes e os hotéis também, depois diz, em uma reunião com a Fiesp italiana, que o Euro é uma moeda esquisita que não tem como dar certo.

A partir deste momento ele passou a ser “café com leite” e a Europa começou a conversar diretamente com o Presidente Napolitano e fez o que a sociedade e os políticos italianos não foram capazes de fazer: tirar o fio da tomada e apagar Berlusconi. Ele ainda tentou um golpe, disse que se demitiria se o Congresso aprovasse o plano econômico de emergência, imaginando que nisso iriam ainda uns 2 meses, tempo suficiente para ele se preparar. Vovô Napolitano topou essa sua proposta mas articulou com a oposição, a câmera e o senado e em 2 dias, eu disse DOIS dias, uma sexta feira e um sábado, o tal plano foi aprovado e hoje Berlu teve que apresentar a carta de demissão.

Esta noite nós, como uma grande parte da população italiana, abrimos uma champagne para comemorar este momento histórico, mas acho que agora é que vem a parte mais dura e sofrida da lição de casa, que a Europa mandou fazer : cortar boa parte das políticas de Bem Estar Social para reduzir a divida do Estado Italiano.

Hoje assistimos também o ultimo capitulo do nosso eterno programa noturno de TV: O Fim do Berlusconismo.

E agora?? O que vamos assistir nas próximas noites invernais?? O “Grande Fratello”??

Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

* Copy this password:

* Type or paste password here:

736 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>