Capitulo 46 : Sopra um vento do Norte

setembro 24th, 2011

Sopra um vento novo do norte !!

Foi assim que a imprensa italiana fechou o dia de ontem e acho que a grande maioria dos italianos foi dormir respirando aliviada esse ar que veio do Norte.

Estavam se referindo a Milão, base política de Berlusconi, que dessa vez respondeu de forma inesperada ao chamado do capo !!

Vamos aos fatos : tivemos as eleições ADMINISTRATIVAS, que são as eleições para Prefeito (enquanto as eleições para o congresso são chamadas de políticas! como se essas não fossem políticas …. sei la … será que eles acham que prefeito não faz política ??) Bom, o Berlusconi resolveu politizar essa eleição ao máximo, como se fosse um referendo de aprovação a ele. Acho que ele foi tão longe na loucura do poder que se esqueceu que nesta eleição votava o povo e não os deputados corruptos que ele vive comprando e errou a mão. Me lembrei de Janio Quadros.

A sua candidata, (coalizão do PDL, o partido dele, com a LEGA NORD, partido de extrema direita que deseja a independência da região norte que chamam de Padania), é a atual prefeita que tenta a reeleição. Não preciso nem comentar que ela usou de forma ilegal e exagerada toda a maquina do Estado para fazer propaganda mas lembro que Milão é o centro da Padania, ou seja, é onde esta o núcleo da Lega Nord (Lombardia e Veneto).

Essa senhora,  la Moratti, que se imaginava já reeleita, alem de ser antipática é péssima estrategista e no ultimo debate transmitido pela TV entre ela e o candidato da esquerda que vinha muito forte nas pesquisas,  teve a palavra por ultimo para fechar o programa e deu uma de Collor : usou um golpe baixo. Relembrou que Pisapia, o candidato da coalizão de esquerda, um advogado muito serio, tinha sido julgado 30 anos atrás como culpado pelo roubo de um veiculo que seria usado em um ato terrorista. O programa acabou e ele não teve direito de resposta.

Acontece que esta acusação é falsa porque ele já havia sido inocentado naquela época. A mídia e a população caíram matando na atitude desleal da Moratti e Pisapia acabou obtendo uma votação recorde inesperada até pela esquerda: 48% dos votos. A Moratti ficou em segundo lugar, com 42% dos votos, muito aquém das previsões,  e os outros 10% espalhados em candidatos de direita ou esquerda, mas sempre de oposição a Berlusconi. Vão agora para o segundo turno, daqui a duas semanas, sem saber onde Berlusconi vai buscar votos e com a Lega Nord no pé, enlouquecida porque deve perder em casa e vai ter que viver governada pela esquerda.

Mas a lufada de ar não veio só de Milão, em Torino o candidato da situação, de esquerda, se elegeu já no primeiro turno, em Bologna o candidato de centro esquerda venceu também já no primeiro turno o candidato da Lega Nord apoiado pelo PDL e em Napole o candidato do PDL vai para o segundo turno disputando com o candidato de um pequeno partido de esquerda que inesperadamente superou o candidato da situação de centro e promete arrebanhar os votos do centro alem dos da esquerda.

Estas é a situação nas quatro capitais regionais mais importantes onde se disputaram eleições e em toda a península parece que os italianos estão acordando e usando o voto para interromper a escalada berlusconiana rumo ao fascismo, o que permitirá que a Itália viva uma democracia mais longeva.

Me uno aos milaneses que nesta tarde se reuniram para cantar em praça publica: Bella Ciao, Bella Ciao, Bella Ciao Ciao Ciao…..

Bella Ciao Talco
(canção popular que ganhou uma versão durante a Segunda Guerra Mundial, tornando-se um símbolo da resistência italiana-partigiana)

Una mattina mi son svegliato,
o bella, ciao! bella, ciao! bella, ciao, ciao, ciao!
Una mattina mi son svegliato,
ed ho trovato l’invasor.

O partigiano, portami via,
o bella, ciao! bella, ciao! bella, ciao, ciao, ciao!
O partigiano, portami via,
ché mi sento di morir.

E se io muoio da partigiano,
o bella, ciao! bella, ciao! bella, ciao, ciao, ciao!
E se io muoio da partigiano,
tu mi devi seppellir.

E seppellire lassù in montagna,
o bella, ciao! bella, ciao! bella, ciao, ciao, ciao!
E seppellire lassù in montagna,
sotto l’ombra di un bel fior.

E le genti che passeranno,
o bella, ciao! bella, ciao! bella, ciao, ciao, ciao!
E le genti che passeranno,
Mi diranno «Che bel fior!»

«È questo il fiore del partigiano»,
o bella, ciao! bella, ciao! bella, ciao, ciao, ciao!
«È questo il fiore del partigiano,
morto per la libertà!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

* Copy this password:

* Type or paste password here:

736 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>